Threads agora tem ‘dezenas de milhões’ de usuários diários. Mas sua fase de lua de mel pode ter acabado

Tecnologia



Nova Iorque
CNN

Duas semanas depois que a Meta lançou seu concorrente no Twitter, Threads, e recebeu uma quantidade sem precedentes de inscrições de usuários, o frenesi em torno do aplicativo parece ter voltado à Terra.

Depois de ultrapassar 100 milhões de inscrições de usuários em menos de uma semana, o engajamento do usuário no Threads diminuiu. Os usuários ativos diários do Threads caíram de 49 milhões em 7 de julho, dois dias após seu lançamento, para 23,6 milhões de usuários na última sexta-feira, de acordo com um relatório publicado esta semana pela empresa de análise de tráfego na web. Similarweb. O tempo médio de uso do aplicativo também caiu de 21 minutos para 6 minutos no mesmo período.

A desaceleração aponta para os desafios futuros da Meta, pois ela procura não apenas afastar os usuários do Twitter, mas também construir um serviço que alcance um público muito maior. A Threads já está enfrentando alguns dos problemas comuns que costumam afetar as plataformas de mídia social, incluindo retenção de usuários, spam e alguns escrutínio regulatório precoce em torno de sua abordagem à moderação de conteúdo. Também não está claro quanto os investimentos da Meta na construção da Threads realmente representarão retornos financeiros para a empresa.

“Estou muito otimista sobre como a comunidade Threads está se unindo”, disse o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em um post na plataforma na segunda-feira. “O crescimento inicial estava fora das paradas, mas o mais importante é que dezenas de milhões de pessoas agora voltam diariamente… O foco para o resto do ano é melhorar o básico e a retenção.”

Os executivos da Meta reconheceram nos primeiros dias após o lançamento do Threads que fazer com que os usuários se inscrevam em um novo aplicativo da moda é muito mais fácil do que convencê-los a continuar engajados por um longo prazo. Isso provavelmente é ainda mais verdadeiro para o Threads, que foi lançado como um aplicativo relativamente básico em um esforço para capitalizar um momento de fraqueza no Twitter e também aproveitou a rede do Instagram para facilitar o processo de login.

A Threads lançou na terça-feira seu primeiro lote de atualizações para a versão iOS do aplicativo, incluindo um botão de tradução, uma guia no feed de atividades dos usuários dedicada a mostrar quem os segue e a opção de se inscrever e receber notificações de contas que um usuário não segue.

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, que está supervisionando o lançamento do Threads, também sugeriu planos para adicionar recursos como uma versão para desktop do aplicativo, um feed apenas de contas que um usuário segue e um botão de edição. “Estamos claramente fora de nossos esquis nisso”, disse Mosseri em um post no Threads na semana do lançamento do aplicativo.

Enquanto isso, a Threads está lidando com um problema comum de mídia social – spam. Os usuários reclamaram de respostas a postagens cheias de links de spam e oferecendo “brindes” em troca de novos seguidores. E na segunda-feira, Mosseri disse em um post no Threads que a plataforma “terá que ficar mais rígida em coisas como limites de taxa” porque “ataques de spam aumentaram”.

Isso “significará mais limitação involuntária de pessoas ativas (falsos positivos)”, alertou Mosseri. “Se você for pego [in] essas proteções nos avisem.”

A Meta se recusou a esclarecer se a postagem de Mosseri se refere aos limites da capacidade dos usuários de postar ou ler o conteúdo ou a fornecer detalhes adicionais. Mas o comentário levou alguns sarcasmo do proprietário do Twitter, Elon Musk, após a reação aos limites de taxa do próprio Twitter – restrições sobre quantos tweets os usuários podem ler – ajudou a impulsionar o crescimento inicial do Threads.

As ações da Meta saltaram mais de 6% desde o lançamento da Threads, mas alguns analistas que acompanham a empresa estão céticos de que a Threads contribuirá rapidamente para os resultados financeiros da empresa, se é que contribuirá.

Os threads podem ser uma maneira de a Meta obter tempo de engajamento adicional de sua enorme base de usuários existente. O aplicativo também pode complementar o principal negócio de publicidade da Meta, que pode usar um impulso depois de enfrentar os desafios de um amplo declínio no mercado de anúncios online e mudanças nas práticas de privacidade de aplicativos da Apple.

Os executivos da Meta disseram que provavelmente incorporarão publicidade à plataforma, uma vez que sua base de usuários tenha atingido massa crítica. Mas mesmo que o Threads continue a adicionar usuários, “os anunciantes podem hesitar e possivelmente esperar antes de alocar o dinheiro do anúncio para o Threads por causa de sua incerteza sobre a retenção e o engajamento de longo prazo do usuário”, disse o analista sênior de ações da Morningstar, Ali Mogharabi, em uma nota recente ao investidor.

Como o Twitter, o Threads também pode ter dificuldades para atrair anunciantes porque a natureza de um aplicativo de notícias e conversas públicas em tempo real significa que o conteúdo às vezes é negativo ou controverso. Mesmo antes de Musk assumir o controle do Twitter e alienar os anunciantes, a plataforma representava uma pequena fatia do mercado de vendas de anúncios em comparação com as propriedades da Meta.

A Threads, no entanto, provavelmente tem uma vantagem no Twitter porque a Meta é conhecida como uma empresa que fornece valor claro para os anunciantes, disse Scott Kessler, líder global do setor de tecnologia da empresa de pesquisa Third Bridge. No mínimo, disse ele, o risco pode ser que alguns anunciantes pensem duas vezes antes de gastar em outra plataforma Meta em vez de diversificar sua estratégia de anúncios.

Por enquanto, os analistas aguardam os comentários dos executivos da Meta sobre o Threads durante sua teleconferência trimestral na próxima semana, inclusive para ver se eles oferecem alguma dica sobre se os anúncios podem ser lançados no aplicativo antes da crucial temporada de compras natalinas.

“Eles lançaram isso em julho”, disse Kessler. “Isso deve dar a eles tempo suficiente para criar ferramentas suficientes para a publicidade da temporada de compras natalinas.”



Fonte CNN

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